No início da adolescência, é comum traçar vários planos para o futuro: casar com uma determinada idade e ter filhos; ou não casar, nem ter filhos e curtir uma vida de aventuras e viagem, escrever um livro, Alcançar sucesso , ter reconhecimento na carreira , ou ser famoso, tudo isso antes de chegar aos 30.

Só que nem sempre as situações e as circunstâncias da nossa trajetória colaboram para que as previsões aconteçam conforme o planejado. E aí chega o momento de refletir, onde erramos, e porque erramos.

Este sem duvida é um Momento difícil, muitas vezes nos deixa frustrado e corremos o risco de não conseguir prosseguir. Entender e aceitar que nossas escolhas, eram as melhores naquele momento, possibilita nos livrar da culpa e frustação.

Também é fundamental parar de culpar os outros sobre os rumos do destino. Projetos engavetados, gravidez não planejada, demissão, necessidade de parar de trabalhar ou estudar, opção por uma profissão pouco rentável ou prazerosa.

Tentar entender o que aconteceu lá atrás para modificar o presente e desenhar outro futuro vale a pena, mas somente se estiver isento de lamúrias ou culpas.

Muita gente fala que não teve ou não tem sorte na vida, porém sorte é uma questão de saber identificar e aproveitar as oportunidades. Até mesmo uma sensação amarga, como a frustração, pode ser revertida em algo positivo. Fazer uma lista das coisas boas com as quais não tinha sonhado, mas que aconteceram, é uma forma positiva de encarar o passado.

Tente reconhecer que as escolhas possíveis foram feitas e que o resultado pode ter sido melhor que o esperado” E que os erros fazem parte do crescimento.

Nunca é tarde para colocar antigos desejos em prática,.

Os sonhos do passado podem ser revisitados, mas devem ser estudados com calma. Você é outra pessoa hoje, seus sonhos e valores podem ser outros e aquele antigo não lhe serve mais, então descarte-o e siga em frente. Limpe seu coração se abra para o novo,

Sonhe com o que cabe melhor em sua realidade atual.

 

  • Alberto Montenegro

    Viver é mesmo entender que frustrações existem. Sonhar é seguir em frente, é fazer o que dizia Fernando Sabino, transformar um tropeço em passo de dança!
    Ótimo texto. Parabéns a autora!

  • Tarcisio

    Muito bom seu texto..
    Viver é procurar sempre a evolução para a felicidade paz e o amor ..