O dia internacional da mulher está chegando, e para celebrar toda importância desse mês magnífico,  selecionamos 5 livros para apresentar para toda criança, são histórias reais e inspiradoras:

1.Coleção Antiprincesas – Frida Kahlo, Violeta Parra e Juana Azurduy

A editora argentina Chirimbote lançou no final do ano passado um linha de livros que todo o mundo que ama arte queria, a Coleção Antipricesas, o intuito foi mostrar para as crianças a biografia de grandes mulheres latino-americanas.

São 3 livros incríveis, eles são informativos, com datas e lugares e informações específicas sobre cada uma das personagens.

colecao-antiprincesas

2. Frida Kahlo

Este livro da Frida é uma bela forma de apresentar para as crianças, é uma história encantadora, com muitas ilustrações maravilhosas, que você vai mergulhar nos desenhos seja com quem for. Você vai conhecer a história através da sua adolescência, passando por sua vida adulta e os seus grandes sofrimentos por qual passou, transformando em arte sua beleza do jeito que nenhuma outra artista passou.

Você encontraria na editora Cosac-Naify, que fechou recentemente, mas pode ser encontrada em livrarias online e físicas, corre que os estoques podem acabar!

frida

3. Carmen – A grande pequena notável

A grandiosa Carmem Miranda, aqui ou lá fora, todos conhecem. E não tem como lembrar, quando se fala em dança, babados, frutas na cabeça. Está mulher incrível tem muitas histórias para contar, e tudo atrás contada por um livro infantil. Carmen Nascida em Portugal, se tornou a “mais brasileira do que a jabuticaba e mais carioca do que a Praia de Cobacabana”. Uma criança brincalhona, curiosa, adorava um futebol e de fazer concurso de xixi a distância com as meninas, mas, o que ela mais gostava era de cantar. Começou a trabalhar muito cedo, e logo foi descoberta com a sua voz, deixou o Brasil e começou uma carreira de sucesso fora do pais. sem perder o carinho e as referências do país onde cresceu. A linguagem do livro é deliciosa.

carmen-a-grande-pequena-notavel

4.Diferente como Chanel

O mundo da moda está super bem representado neste livro da da super revolucionária Coco Chanel, é divertido e super bonito. Ela conta a época do século XX, tirou os espartilhados que sufocava as mulheres, e início o movimento para que as mulheres vestissem mais roupas livres. Ela passou um infância e adolescência conturbada, que conseguiu dar a volta por cima, conseguiu  um emprego de alfaiataria, e lá aprendeu a fazer suas próprias roupas e chapéus, que chocou muita gente no início. A história te prende do começo ao fim, ele está recheado de curiosidades sobre a Chanel, com ilustrações bonita e delicadas.

Também você encontrava na Cosac-Naify, infelizmente – mas também ainda fácil de encontrar, então corre!

diferente-como-chanel

5. MALALA – A menina que queria ir para a escola

Para fechar com chave de ouro, é o livro da publicado pela Companhia das Letrinhas, é uma história essencial para as crianças a partir dos 11, 12 anos. ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Madala é uma menina paquistanesa que lutou e segue lutando pelo direito de todas as mulheres de terem acesso aos estudos. Sua história é incrível, inspiradora – e o livro é uma delícia de ler, um livro reportagem para crianças. Tem a dose certa de suspense, ação, aventura – As ilustrações, bonitas demais, são da Bruna Assis Brasil. Um livro completo, delicioso, importante em todos os sentidos, publicado pela Companhia das Letrinhas.

malala-a-menina-que-queria-ir-para-a-escola

Fonte: A cigarra e a Formiga