Serve 2

Ingredientes:

1kg mexilhões
1/2 colher de chá de fios de açafrão
1 colher de sopa de água quente
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena, picada finamente
1 alho francês pequeno, parte branca, picado finamente
150 ml vinho branco
400 ml natas para culinária
1 colher de sopa de mostarda
Sal e pimenta preta moída na hora, a gosto
 mexilhoes-molho-acafrao-mussels-saffron-sauce-4
Preparação:

Limpa bem as conchas dos mexilhões e retira as “barbas”. Descarta os que tiverem as conchas rachadas, bem como os que estiverem abertos e não fecharem quando tocados.

Numa tigela pequena, coloca os fios de açafrão de molho na água quente.

Numa panela grande, aquece o azeite em lume médio. Adiciona a cebola e o alho francês e cozinha durante 5 minutos, até que fiquem moles. Junta o vinho e deixa ferver durante 5 minutos para evaporar a maior parte. Aumenta o lume para alto. Adiciona os mexilhões, tapa a panela e deixa cozinhar, sacudindo a panela ocasionalmente, por 3 a 5 minutos, ou até que os mexilhões estejam abertos. Descarta os mexilhões que não abrirem, transfere os restantes para uma taça e reserva.

Deixa o líquido levantar fervura e cozinha durante 5 minutos, até reduzir um pouco. Coa, retorna o líquido coado à panela e junta o açafrão, a mostarda e as natas. Prova e tempera com sal e pimenta preta moída na hora. Deixa ferver por 2-3 minutos, até engrossar o molho.

Adiciona os mexilhões para aquecer. Serve imediatamente com pão, batatas fritas e um copo de cerveja ou vinho branco bem frescos.

Fonte: Mesa Corrida

mexilhoes-molho-acafrao-mussels-saffron-sauce-2