Para celebrar o mês das mulheres, e o aniversário de 50 anos de uma das atrizes britânicas mais celebradas por sua versatilidade, o MIS apresenta, entre 09 a 12 de março deste ano, a Mostra Helena Bonham Carter. Com a curadoria do diretor geral do MIS, André Sturm, a mostra busca rememorar grandes papéis da atriz no cinema ao longo das últimas décadas e flagrar sua notícia capacidade de encarnar personagens tão complexos e distintos, dando luz a obras tão conhecidas de sua filmografia.

PROGRAMAÇÃO:

09.03, quarta-feira
18h
Lady Jane (Dir. Trevor Nunn, 1986, biografia/drama/história)
O filme retrata uma parte da história da vida de Lady Jane, que assumiu por nove dias o trono da Inglaterra e Irlanda através de um golpe, sendo sucessora de Eduardo VI. Jane foi obrigada a casar-se com Guilford Dudley para assumir o trono de rainha. Logo após os nove dias, sua prima Maria I viu-se obrigada a mandar executar Jane por traição.

20h30
Noite de reis/Twelfth Night or What You Will (Dir. Trevor Nunn, 1996, comédia /drama / romance)
Baseado na obra de Shakespeare, o filme conta a história de um casal de irmãos gêmeos que se perde em um naufrágio e para sobreviver, a irmã se disfarça de homem e vai servir a um conde, para tentar achar o irmão. A confusão começa quando ela se apaixona pelo conde que lhe dá a missão de cortejar sua nobre pretendente.

10.03, quinta-feira
18h30
Livre para voar/The Theory of Flight (Dir. Paul Greengrass, 1998, comédia/drama/romance)
Um inventor excêntrico tenta levantar voo numa de suas invenções. Ao fracassar em sua tentativa, leva um fora de sua noiva e é condenado pela justiça a prestar serviços num hospital. Lá conhece uma jovem que sofre de uma doença neurológica grave, mas que sonha em perder a virgindade antes de morrer. Ele declina o convite, mas resolve ajudá-la a realizar seu sonho.

20h30
Meu amor, minha perdição/The heart of me (Dir. Thaddeus O’Sullivan, 2002, drama/romance)
Uma mulher tenta arranjar um marido para sua irmã, mas esta recusa sempre porque já tem um amante. O que ninguém sabe é que esse amante é o seu cunhado. As duas irmãs se desentendem gravemente, mas a mãe consegue que a paz chegue à família e às suas consciências.

11.03, sexta-feira
18h
Hamlet (Dir. Franco Zeffirelli, 1990, drama)
Hamlet, Príncipe da Dinamarca, retorna ao seu país natal quando seu pai, o rei, morre. Ao chegar, encontra sua mãe casada com seu tio, que se tornara rei. Mas logo o fantasma do pai de Hamlet surge e conta ao filho que seu tio e sua mãe o tinham assassinado. Hamlet passa então a ser atormentado pela decisão de vingar a morte do pai ou ter uma atitude passiva em relação ao fato.

20h30
Frankenstein de Mary Shelley/Frankenstein (Dir. Kenneth Branagh, 1994, drama/horror/romance)
Em 1794, um explorador no Ártico encontra Victor Frankenstein. Victor decide contar-lhe, como tudo começou, quando ele foi estudar medicina, deixando para trás sua noiva e levando consigo uma única obsessão: vencer a morte.

12.03, sábado
15h
Retorno a Howards End/Howards End (Dir. James Ivory, 1992, drama/romance)
Howard’s End, uma bela casa de campo de uma tradicional família, é deixada pela matriarca como herança para uma mulher culta e emancipada, para os padrões da época. Mas os filhos da falecida escondem este fato, e a beneficiária nada sabe. Ironicamente ela volta a se aproximar da família quando o viúvo lhe propõe casamento.

17h30
Uma janela para o amor /A Room with a View (Dir. James Ivory, 1985, drama/romance)
No início do século XX uma rica jovem inglesa, faz sua primeira visita à Florença acompanhada da prima. Hospedadas numa pensão, conhecem uma série de curiosos personagens, entre eles um velho advogado e seu filho. Nasce um grande amor entre eles, mas ao retornar para a Inglaterra ela terá que decidir se casa com um antigo pretendente ou segue sua crescente atração.

19h30
Noite de reis / Twelfth Night or What You Will (Dir. Trevor Nunn, 1996, comédia / drama / romance)
Baseado na obra de Shakespeare, o filme conta a história de um casal de irmãos gêmeos que se perde em um naufrágio e para sobreviver, a irmã se disfarça de homem e vai servir a um conde, para tentar achar o irmão. A confusão começa quando ela se apaixona pelo conde que lhe dá a missão de cortejar sua nobre pretendente.

21h20
Livre para voar/The Theory of Flight (Dir. Paul Greengrass, 1998, comédia/drama/romance)
Um inventor excêntrico tenta levantar voo numa de suas invenções. Ao fracassar em sua tentativa, leva um fora de sua noiva e é condenado pela justiça a prestar serviços num hospital. Lá conhece uma jovem que sofre de uma doença neurológica grave, mas que sonha em perder a virgindade antes de morrer. Ele declina do convite, mas resolve ajudá-la a realizar seu sonho.

MOSTRA HELENA BONHAM CARTER
DATA: 09 a 12.03
HORÁRIO: de acordo com a programação
LOCAL: Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO: R$4 (inteira) R$2 (meia). À venda na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e no site www.ingressorapido.com.br
CLASSIFICAÇÃO de acordo com cada filme