Estamos já acostumados a viver na loucura da cidade grande, e principalmente em “apartamentos” que chega até irritar, são quartos pint-size, corredores estreitos, e cantos que fazemos de home office, em cubículos. Para alguns, esses espaços é muito desconfortáveis, e você fica pensando – como queria este espaço mais livre, ensolarada e grande -, bom, estamos falando de lugares compactos que apresentam alguns desafios de design que produzem resultados impressionantes.

Estilizado por Sam Grigg Foto: Polly Wreford / Cortesia da IKEA
Estilizado por Sam Grigg
Foto: Polly Wreford / Cortesia da IKEA

Primeiramente em um espaço pequeno, é fundamental que ele esteja organizado para aproveitar o máximo o local. Em seguida, vem a verdadeira mágica – como faze-lo parecer maior?-. Para inspirar você, selecionamos um time de designers de interiores e decoradores, para compartilhar suas melhores dicas.

Hana Getachew (designer de interiores)

“Para deixar o seu quarto com um ar maior é preciso que o seu mobiliário esteja na escala adequada. Não há necessidade de usar uma poltrona-wide de 36 polegadas, se pode usar uma de 26 polegadas que da o mesmo efeito. Aplique isso a todas as peças, incluindo tabelas, acentos e iluminação. Embora, é claro, que a arte da parede pode ser em grande escala”.

Kathleen Walsh (designer de interiores)

“Se você é abençoado com tetos altos e molduras, sugerimos que pinte ou coloque papel de parede no teto inteiro. Amo utilizar o papel de parede com textura, é como se fosse crina de cavalo, uma riqueza extra –Phillip Jeffries #3254, cor Roan, é meu favorito! – ou uma cor de tinta azul suave como a de Benjamin Moore Cool Breeze #CSP-665, especialmente em uma sala de jantar.”

Kimberly Winthrop (designer de interiores, Laurel & lobo)

“Outra maneira de destacar o teto e dar uma ilusão de um espaço mais alto, é pendurar sua cortina fora de sua janela, a vareta de cortina você deixa tão perto quanto possível para o teto, a haste estendem para fora 6 a 12 polegadas em cada lado, isso não só torna o seu quarto com um olhar mais alto, mas também faz sua janela parecer maior.”

Donna Salão (designer de interiores)

“Incorporar texturas que refletem a luz, como veludos shimmery, tapetes de seda,acentos de cristal ou  Lucite e móveis lacados. Adicionar muita iluminação assim ele vai amplificar a percepção do espaço”.

Mat Sanders & Brandon Quattrone (designers de interiores)

“Pendure um espelho redondo do tamanho grande, quanto maior, melhor. A nossa regra de ouro é para enquadrar o espelho com pelo menos 9 polegadas de espaço da parede a todos os lados. E não tenha medo de colocar coisas na frente.”

Ashley Redmond (designer de interiores, Decorist)

“Use uma peça de arte em tamanho grande para deixar sua parede com um sentido maior. Cerca de 70 por cento da parede deve ser coberto pela arte para torná-lo realmente impactante para que seus olhos vêem mais arte do que espaço em branco “.

Ken Fulk (designer de interiores)

“Outro truque do comércio é para pendurar revestimentos de janela na linha d0 teto e da parede a parede ao invés de limitá-las ao tamanho da janela. Ele dá a aparência de um espaço maior / mais alto “.

– Verda De Eskinazis e Tania Kooros, co-fundadores, Modo de Vida

“Usar grandes espelhos, seja um oversize full-length colocado contra uma parede, ou vários pequenos espelhos pendurados, deixa o salão um estilo.”

Jessie Preto (designer de interiores)

“Se você escolher pendurar múltiplos em um pequeno espaço, seja luminárias ou arte, sempre tentar por números ímpares. Eu normalmente gosto de incluir uma mistura de tamanhos na mesma cor para o interesse visual. Utilize em espaço maior as tonalidades de cores, assim você tem uma experiência melhor, caso contrário, ficar com uma cor ou um tom, realmente aumenta a ilusão de espaço. Você pode incorporar detalhes interessantes, adicionando várias camadas de textura ou uma mistura de materiais como madeira, metal e vidro.”

Anne Hepfer (designer de interiores)

“A arte ou a fotografia com uma vista ou uma paisagem também atua como uma janela e dá profundidade a uma parede, trazendo o olho visualmente em outro mundo.”

Alison Palevsky (designer de interiores)

“Adicionar built-in estantes do chão ao teto. Eles dão a ilusão de ter um monte de móveis, mas são mais estreitos e exigem menos profundidade.”

Gostou das dicas? Tem alguma dica? compartilhe com nos, vamos amar!