Passeando sob uma chuva de arroz, entre rendas, tafetás e tules, a Mulher Magnífica resolveu adiantar por aqui as tendências para o próximo ano de vestidos de noiva. Desde as noivas mais clássicas e atemporais até as mais ousadas e fashionistas, passando por diversas formas e silhuetas, cores e cabelos, todas – sem exceção – querem se sentir especial no dia do seu casamento.

O que ninguém conta, é que o vestido é menos de 50% responsável por esta sensação. O que realmente importa é que a noiva esteja se sentindo bem, linda e confortável; e esse sentimento vem de dentro, da satisfação ao se olhar no espelho e saber que dirá sim para a pessoa amada.

O que é bom para uma pode não ser bom para outra, a escolha do vestido depende da personalidade de cada noiva, do físico e do clima da festa de casamento. A gente, aqui da redação, resolveu tentar ajudar, e selecionamos algumas das tendências – desfiladas pelas maiores marcas de moda nupcial – e também elaboramos um esqueminha para te ajudar na hora de ir as compras. Confira:

CADA CORPO UM VESTIDO:

Corpo Ampulheta: os ombros e o colo são equilibrados com o quadril, e a cintura é definida. Este tipo de corpo combina com quase todos os modelos de vestido, principalmente com o modelo sereia – que ressalta as curvas – e o modelo princesa – que marca bem a cintura.

Corpo Retângulo: ombros e colo são do mesmo tamanho que o quadril, e a cintura não é muito definida. Neste tipo de corpo o modelo do vestido deve destacar a cintura, uma dica é investir em modelos acinturados com saia evasê.

Corpo Pêra: o quadril é maior que os ombros e o colo, por isso a parte superior deve estar em destaque. Saias com a modelagem em “A” e detalhes na barra, na parte de cima tomara que caia ou gola alta podem ser boas opções.

Corpo Oval: por ter um formato mais arredondado, o corpo oval pede um destaque para o colo e braços, por isso, o modelo mais indicado tem uma silhueta acinturada com saia evasê, com um tecido mais encorpado.

Corpo Triângulo Invertido: ombros e colo maiores que o quadril. Para este tipo de corpo, a dica é optar por modelos que destaquem a parte inferior, como corpete e saia em camadas, por exemplo.

Lá no site da GNT Fashion, a estilista Fafi Vasconcelos montou um guia, onde você coloca algumas características sobre o seu tipo físico e ele busca pelo vestido ideal para o seu tipo de corpo. O teste é bem legal, possibilita a montagem de vários modelos diferentes e pode acabar te ajudando bastante.

O link é esse aqui: http://gnt.globo.com/moda/infograficos/vestido-de-noiva-veja-o-modelo-ideal-para-cada-tipo-de-corpo.htm

A SILHUETA:

Os clássicos – como o vestido de corte princesa e sereia – continuam em alta, o que chama atenção é a quantidade de modelos com volumes leves e saias confeccionadas em tecidos finos, como o crepe, por exemplo. Cortes ajustados ao corpo, como uma segunda pele – perfeito para mulheres altas – e também vestidos com saias volumosas e cintura bem marcada.

isabelzapardiez_0087 pronovias_0083 pronovias_0021 pronovias_0003 jesuspeiro_0089 galialahav_0004

O DECOTE:

Os vestidos de noiva com decote ilusão segue nas primeiras posições de tendência para 2017, eles são formados por uma fina camada de tule, com detalhes em bordados ou rendas, este tipo de decote favorece todos os tipos de mulheres. Também há apostas em modelos mais sensuais, com decote em V – que podem ajudar muito as mulheres com pouco seio – e muitos vestidos com decote nas costas.

Addison-Carolina-Herrera. Andie-Carolina-Herrera. cristinatamborero_0037 Hannibal_Laguna_1405751 marcoymaria_068 pronovias_0046 rosaclara_039 rosaclara_086

VOLUME E DECORAÇÃO:

Na moda nupcial, os detalhes são de extrema importância, são eles que tornam o modelo ideal e espetacular para cada noiva; a tendência para 2017 é que haja muito volume, pedrarias e transparência.

As pedrarias aparecem em bordados de pérolas e cravejados de cristais, aplicadas no tule – criando uma segunda capa sobre finos crepes – e nos vestidos com cinto, incorporadas em decotes nas costas e na zona dos ombros, esta será uma aposta certa. Nas coleções internacionais quem reinou foi a transparência, em mangas com detalhes nos punhos, decotes, nas costas e, principalmente, em todo o vestido. O volume aparece em lugares imprevisíveis causando um efeito peplum, em golas, cinturas e corpo.

1 2 3 4 5 6 7 8

CORES E COMPRIMENTO:

Opções de vestidos com cor continuam sendo uma opção para as noivas que buscam algo mais alternativo, cores como rosa, nude e champanhe aparecem entre as mais vistas nas passarelas. Outra opção é ousar no comprimento do vestido, saias mídi, duas peças e muitos adornos entram com tudo no próximo ano.

Cristina Tamborero 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Cristina Tamborero 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Hannibal Laguna. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Hannibal Laguna. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Créditos Elie Saab 2017
Créditos Elie Saab 2017
Créditos: Oscar de la Renta 2017
Créditos: Oscar de la Renta 2017
Justin Alexander 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Justin Alexander 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Galia Lahav 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Galia Lahav 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Hannibal Laguna 2017. Créditos Pasarela Costura España
Hannibal Laguna 2017. Créditos Pasarela Costura España
Justin Alexander 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week
Justin Alexander 2017. Créditos: Barcelona Bridal Fashion Week

Estas foram algumas das principais tendências de moda nupcial para noivas, do próximo ano, referências que nos dão ideia e servem para inspiração. Mas, ainda faltam muitas outras tendências que compõem este mundo, fiquem ligadas, que a Mulher Magnífica vai te ajudar com cada detalhe durante as próximas matérias.