Nos dias 29 e 30 de julho (sexta e sábado), às 20h30, no Vivo Rio, acontece o show “Olha pro céu – Look at the Sky”, evento promovido pela união de Brasil e Japão na semana que antecede a abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Com o slogan “Um único palco e duas nações unidas pela música e pelo esporte!”, o evento reúne shows da cantora Vanessa da Mata, da banda de ska japonesa Tokyo Ska Paradise Orchestra (TSPO) e da cantora nipo-brasileira Marcia, contando ainda com participação especial do cantor Emicida (segue abaixo release; anexo fotos das atrações).

 

Um dos pontos altos do show é a interpretação da canção “Olha pro Céu”. Interpretada pelo cantor Emicida e pela banda Tokyo Ska Paradise Orchestra, em parceria inédita, a música é uma nova releitura de “Sukiyaki – ue wo muite arukou”, sucesso mundial nas Olimpíadas de Tóquio de 1964, que ultrapassou fronteiras e gerações. A nova versão foi recentemente produzida por Dudu Marote e o single terá lançamento no dia 22 de julho, pela Sony Music, em todas as plataformas digitais.

 

Brasil e Japão, uma amizade que já dura mais de 120 anos

Em 1803, após serem salvos por um navio de guerra russo, quatro japoneses que estavam à deriva no mar seguiram viagem de repatriação da Rússia ao Japão. O navio, no entanto, fez escala em Florianópolis (SC), trazendo os primeiros japoneses a pisar em solo brasileiro. Porém, somente em 1892 foi autorizada a permanência de imigrantes japoneses no Brasil. Com isso, em 1908, o navio Kasato-Maru, com 718 imigrantes japoneses, partiu do porto de Kobe rumo ao Brasil. Sua chegada no porto de Santos, em 18 de junho, foi um grande marco na história destas duas nações. Mas não foi o primeiro.

 

Alguns anos antes, em 5 de novembro de 1895, Arasuke Sone, Primeiro Ministro Plenipotenciário do Japão na França, e Gabriel de Toledo Piza e Almeida, Ministro Plenipotenciário do Brasil na França, firmaram o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, na cidade de Paris, iniciando oficialmente as relações diplomáticas entre a duas nações.

 

Assim, o ano de 2015 foi muito especial tanto para o Japão quanto para o Brasil. As comemorações dos 120 anos da assinatura deste Tratado de Amizade são a maior prova disso. Os dois países realizaram ao longo do ano uma série de eventos para relembrar a data.

 

SERVIÇO:

“Olha pro Céu – Look at the Sky”, com: Vanessa da Mata, Tokyo Ska Paradise Orchestra e Marcia | Participação especial de Emicida

Data: 29 e 30 de julho de 2016 (sexta e sábado)

Local: Vivo Rio

Telefone: (21) 2272-2901

End: Av. Infante Dom Henrique, 85

Horário de abertura da casa: 19h30

Horário de início do show: 20h30

Capacidade: 1.668 lugares sentados/dia

Classificação: menores de 16 anos somente acompanhados de responsável

Ingressos à venda: www.vivorio.com.br / https://www.tudus.com.br/vivo-rio-olha-pro-ceu-look-at-the-skye nas bilheterias do Vivo Rio

Valor (único): 80,00 (plateia)

Classificação: menores de 16 anos somente acompanhados de responsável