Os sintomas de problemas circulatórios nos membros inferiores podem afetar homens e mulheres de diferentes idades. No entanto, o público feminino é o mais afetado em decorrência das alterações hormonais e uso de pílulas anticoncepcionais.

Segundo o médico angiologista Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser os principais sintomas sentidos por quem está com problemas circulatórios são: dores e inchaços nas pernas ao final acompanhadas de queimação e formigamento, sensação de peso e cansaço nos membros inferiores.

Geralmente, os problemas circulatórios são hereditários. No entanto, alguns fatores contribuem para o agravamento do problema. “Pessoas obesas e sedentárias ou que costumam permanecer longos períodos na mesma posição – em pé ou sentado – podem desencadear alguma doença venosa. Além disso, no caso das mulheres, o uso de anticoncepcionais comprometem a circulação”, descreve Elwing.

De acordo com o especialista, o sangue, o coração e os vasos sanguíneos são responsáveis pelo fornecimento de nutrientes e de oxigênio para as células e tecidos corporais. Sendo assim, uma complicação que ocorre com o fluxo sanguíneo pode dar origem à complicações sérias para a saúde que podem variar de uma doença leve a uma condição ameaçadora. “Pode dar origem ao aparecimento de varizes, isquemia crônica ou desencadear aterosclerose, que entope as artérias”, esclarece o angiologista.

Ary Elwing separou algumas dicas para manter a circulação sanguínea em dia:

Mexa-se: Caminhe, suba escadas, ande pelo escritório e em casa. Evite ficar muito tempo sentado ou em pé para evitar dor e inchaço.

Relaxe as pernas: Depois de um dia cansativo, relaxe as pernas com um banho frio. Evite a exposição prolongada ao sol. Banhos quentes ou saunas podem provocar dilatações das veias e induzir o inchaço.

Eleve as pernas: Para ajudar o retorno do sangue venoso, eleve suas pernas ao sentar-se no sofá ou quando for se deitar.

Mantenha seu peso: Procure adotar uma dieta saudável para evitar o excesso de peso. Não alterar os ponteiros da balança suaviza os sintomas e os inchaços das pernas.

SOBRE O MÉDICO:

Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), angiologista, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.