Com estreia no dia 10 de setembro, montagem da Companhia Contemporânea Mulher de Palavra, é protagonizado pelas atrizes
Shirley Cruz, Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck

Em meio à mobilização das mulheres para ter o seu espaço cada vez maior na sociedade, estreia no dia 10 de setembro, no Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa (Rio de Janeiro) o espetáculo “Mulheres no Pódio”.

Foto Reprodução
Foto Produção – Créditos Paulinho Sacramento

A montagem, que faz parte do calendário oficial do Comitê Olímpico dentro das atividades culturais das Olimpíadas e Paralimpíadas 2016, cumpre curta temporada com apresentações aos sábados e domingos, sempre às 16 horas,  a partir de recursos do edital de Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura. Com texto da atriz e produtora Shirley Cruz, que também atua e assina a direção ao lado do cineasta Paulinho Sacramento, “Mulheres no Pódio” ainda conta com as atrizes Luciana Pacheco e Raquel Polistchuck e tem supervisão da pedagoga e militante feminista Schuma Schumaher.

 

A direção do cineasta Paulinho Sacramento, que também assinou a direção do mapeamento de vídeo do Boulevard Olímpico da Rio 2016, traz para a montagem interatividade, aliando arte e tecnologia, através da utilização video mapping, e uma vasta experiência de Sacramento como diretor e idealizador do Rio Mapping Festival, o maior festival da técnica na América Latina. Durante o espetáculo, serão exibidos projeções e depoimentos de atletas e ex-atletas brasileiras, registrados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, como das ex-jogadoras de vôlei Isabel Salgado e Lica Oliveira e da paratleta do arremesso de peso Rosinha Santos.

 

Foto Reprodução
Foto Reprodução

Mulheres no Pódio”, uma homenagem às atletas brasileiras, contará a trajetória da mulher brasileira no esporte olímpico e paralímpico. A montagem pretende mostrar uma visão panorâmica e interativa da inserção das mulheres nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a partir de suas histórias e curiosidades, inspirada em depoimentos contemporâneos, pesquisa e imagens de arquivos, todas cedidas por Schuma e sua equipe

 

Memórias, histórias, sentimentos, percepções, corpo e tecnologia são alguns dos ingredientes que vão ajudar a contar a trajetória da mulher no esporte, contribuindo para a desnaturalização dos estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual, além de construir um legado social dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no país.

Foto Produção
Foto Produção

O espetáculo conta com a supervisão de Schuma Schumaher, uma das personagens mais respeitadas no âmbito institucional ligado a discussão de gênero e direitos da mulher, que afirma:

“O projeto tem como premissa a valorização e a visibilidade das mulheres nos esportes olímpicos e paralímpicos, através do teatro. Retratará no palco a vida e a história de diversas atletas brasileiras. Para nós, homenagear essas guerreiras é uma forma de construir um país sem estereótipos de gênero, raça, deficiência e orientação sexual. É apostar na igualdade no Esporte!”.

Sobre a Companhia Contemporânea Mulher de Palavra

A Companhia Contemporânea Mulher de Palavra tem a proposta de, a partir da observação do universo feminino, levar as questões da mulher para o palco. Com o objetivo principal de oferecer a arte como ferramenta de reflexão sobre o papel da mulher na vida e na sociedade. O maior desejo é valorizar, provocar pensamentos e ações positivas, que fortaleçam cada vez mais a trajetória e conquistas femininas.

 

A montagem teatral inédita, “Mulheres no Pódio”, é fruto do prêmio de edital de Fomento Olímpico, da Secretaria Municipal de Cultura, como parte do calendário oficial das Olimpíadas 2016.

 

Serviço:

Espetáculo “Mulheres no Pódio”

Direção: Shirley Cruz e Paulinho Sacramento

Texto: Shirley Cruz

Supervisão: Schuma Schumaher

Elenco: Luciana Pacheco, Raquel Polistchuck e Shirley Cruz

Local: Centro Cultural Parque das Ruínas

Temporada: 10 a 25 de setembro | sábado e domingo

Horário: 16h

Preços: R$ 30,00 (inteira) – R$ 15,00 (meia)

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 Santa Teresa, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone: (21) 2215-0621 | (21) 2224-3922

Classificação etária: Livre

Duração do Espetáculo: 60 min

Lotação do Teatro: 60 lugares

Horário da bilheteria: 15h

Patrocínio: Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

Sitewww.mulherdepalavra.com.br