Uma das preocupações da gestante é com os cuidados com a pele e o corpo. A maioria das mulheres sabe que não podem recorrer a tratamentos estéticos invasivos e outros procedimentos que podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê.
 
As mudanças que ocorrem na gestação não acomete somente o corpo, mas também a pele e os cabelos. Por isso, algumas futuras mamães ficam incomodadas com as manchas, cravos, acne e estrias que surgem durante a gravidez. “A mulher precisa aprender a valorizar a beleza natural desta nova fase. Com alguns cuidados, ela pode adotar procedimentos para cuidar da pele, por exemplo”, afirma a Luiza Gonçalves, massoterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética.
 
Entre os procedimentos permitidos na gravidez é a Argiloterapia. “Para a gestante que tem acne, oleosidade da pele, as máscaras faciais de argila ajuda a limpar, nutrir e revitalizar a pele”, diz a especialista.
 
Essas máscaras também podem acalmar e hidratar a pele. “Cada máscara tem a sua finalidade, a argila verde, por exemplo, tem ação adstringente e trata a acne”, explica Luiza.
A argila proporciona diversos benefícios para a pele por causa de suas propriedades. Elas são antioxidantes, secativa, adstringente, reconstrutora, antisséptica e desintoxicante, podendo ser feitas durante a gravidez. “Dependendo da argila, ela pode ser aplicada na face e no corpo”, comenta a massoterapeuta.
 
Como é feita aplicação da argila?
Antes de aplicar a máscara facial de argila, é importante limpar e higienizar a pele. A pessoa permanece com a máscara por 30  minutos e depois ela é retirada.
 
Tipos de máscaras
A massoterapeuta Luiza Gonçalves, do Fit Body Pilates Spa & Estética, explica quais são os tipos de argilas que a gestantes podem fazer para manter a pele hidratada. Confira:
 
Argila Verde
Elas são indicadas para combater a oleosidade e a acne. A vantagem da máscara verde é que ela é rica em zinco, cálcio, magnésio, ferro, potássio e também em fósforo.
 
Argila branca
É recomendada para as gestantes que tem peles sensíveis e desidratadas. A argila branca contém um pH muito próximo da pele. Ela tem como função clarear e absorver a oleosidade da pele.
 
Argila Cinza
Quem tem pele oleosa e com manchas pode optar pela argila cinza. Ela contém titânio que ajuda combater os cravos e acne. A argila cinza também é antioxidante e retarda o envelhecimento da pele.
 
Argila Vermelha
Ela serve para hidratar e prevenir o envelhecimento da pele. A argila vermelha também pode ser aplicada no corpo, sendo indicada para reduzir medidas e acalmar a pele.
 
Argila Dourada
Essa argila é conhecida por promover o rejuvenescimento, pois ela é rica em substâncias que produzem o colágeno. Ela também reduz as rugas e inflamações.
 
Argila Marrom
Essa argila é cicatrizante, tonificadora e  adstringente, sendo indicada para tratar a acne e também para ativar a circulação.
 
Argila Preta
Recomendada para as gestantes com pele oleosas, a argila preta é utilizada para desintoxicar a pele. Tem ação anti-inflamatória e anti-estresse e também é rejuvenescedora.
 
Sobre a especialista
Luiza Gonçalves, massoterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética
site- www.fitbodypilates.com.br