Com a proximidade do verão, as pessoas buscam cada vez mais a boa forma e recorrem a atividades físicas para isso. Porém, o que muitos não sabem, é que  durante a prática de exercícios os cabelos podem se danificar. O suor e a forma de prender os fios são os principais vilões dentro da academia e quem pratica atividades ao ar livre ainda conta com as ações externas do sol, poluição e umidade. A hair stylist, Gizelia Amaral afirma a regra mais importante a ser seguida é higienizar os fios assim que possível após a pratica, principalmente quem tem excesso de oleosidade e caspa.

Para quem pratica corrida é sempre bom lembrar de desembaraçar os cabelos antes, pois com o impacto e o vento, os fios podem criar pequenos nós. Também é indicado o uso de um reparador de pontas,  isso cria uma capa ao redor dos fios, ajudando-os a deslizar e reduz a chance de embaraçar.

Outra dica importante é sempre usar um bom protetor capilar.

“Quem pratica esportes ao ar livre, onde a transpiração geralmente é maior, deve  usar um protetor UV, pois o Ph do suor faz com que o cabelo clareie, ocorrendo mesmo em dias nublados. O uso de protetor pode evitar aquele aspecto queimado, o desbotamento e a alteração na cor”, ressalta a hair stylist.

Como os praticantes de esportes costumam lavar os cabelos todos os dias, para finalizar, Gizélia recomenda um shampoo mais focado na hidratação e menos na limpeza. “Como a lavagem vai ocorrer periodicamente, não haverá tempo para que os fios fiquem pesados e oleosos. Portanto pode-se usar produtos que limpem menos, mas que garantam uma nutrição maior”, conclui a especialista.