O Natal é uma festa tradicional, normalmente celebrada com amigos mais íntimos ou familiares. Por esse aspecto mais familiar, muitos acham que não há espaço de inovações na ceia e o resultado são aqueles pratos que pouco variam nos anos.
Sabemos que é difícil sair dos clássicos assados e as tradicionais guarnições, mas é possível colocar novos elementos na sua ceia, com novos sabores e opções.

Saia do tradicional, o Chef Douglas Teodoso (restaurante Traira e Cia de Sorocaba), que ensina a fazer Camarão ao molho tropical para a ceia de natal.

Receita simples de fazer, com apresentação surpreendente. Para comer com os olhos.

INGREDIENTES

600g de camarão
1 abacaxi médio e maduro
1/2 lata de creme de leite
1 garrafa pequena de leite de coco
Queijo ralado para salgar (a gosto)
Azeite, alho e cebola para refogar a gosto
Alface crespa e 1 coco seco para decorar a bandeja

MODO DE PREPARO

PREPARO DO CAMARÃO

Ferva 600g de camarão, com água e sal (para pré-cozer). Limpe o camarão e, em seguida, refogue com alho, cebola e um pouco de manteiga ou azeite, até dourar um pouco.
Desligue o fogo, espere esfriar e separe uns camarões para a decoração (reserve 6).

PREPARO DO ABACAXI

Pegue um abacaxi médio e maduro, parta ao meio (inclusive a coroa – cuidado para não se furar), retire toda a polpa, cortando em cubinhos bem pequenos e reserve, deixando os dois lados do abacaxi ocos.

PREPARO DO CREME

Na panela onde está o camarão, com o fogo brando, acrescente o abacaxi picado, 1/2 lata de creme de leite, 1 garrafa pequena de leite de coco (light), e queijo ralado a gosto (substituindo o sal e moderando o sabor agridoce causado pelo abacaxi), além de 1/2 colher de manteiga/margarina.

Assim que levantar fervura desse creme, desligue o fogo, transfira o creme para a casca do abacaxi e coloque, na casca, os camarões da decoração.

Para ficar bonito, coloque o abacaxi em cima de uma travessa forrada com alface crespa e, na lateral, coloque 02 (duas) metades de coco seco para decorar.

www.restaurantetrairaecia.com.br