Enfiou o pé na jaca nos quatro dias de folia? Confira o cardápio de uma dieta detox pós-carnaval que promete fazer aquela faxina no organismo e eliminar as toxinas

A dieta detox acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.

Inflamações crônicas, inchaço, desordens digestivas e estresse podem ser algumas das consequências dos exageros cometidos no carnaval. Se você consumiu álcool e deu aquela exagerada, a dica do Dr Alexander Gomes de Azevedo, Nutrólogo (SP), é apostar em um cardápio desintoxicante e de baixo índice glicêmico.

“Quando feita cuidadosamente com a orientação de um profissional, a dieta detox pode trazer muitos benefícios para a saúde, como a sensação de rejuvenescimento em todos os níveis, diminuição de inchaços, melhora na qualidade do sono e memória e aumento de energia”, avalia o Dr. Alexander.

O especialista ainda lembra que, apesar de manter uma dieta saudável, a mudança alimentar deve ser gradativa com adaptações criativas, para não tirar a alegria em razão da restrição.

Confira o cardápio pós-pé na jaca elaborado pela expert e neutralize os exageros:

Desjejum
– 1 copo (200 ml) suco de 1 maçã, 1 pera e 2 folhas de couve manteiga (passar tudo na centrífuga)- 1 fatia de pão integral- ½ colher (sopa) geleia de frutas vermelhas sem adição de açúcar

Colação/ intervalo
– ½ unidade mamão papaia- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
Almoço
– 2 colheres (sopa) de arroz integral-1 prato (raso) salada de folhas verde, 4 tomates cereja, 1 colher (sopa) de alfafa- 1 colher (chá) de azeite extravirgem- 1 colher (sopa) de brócolis e cenoura cozido no vapor- 1 filé de frango pequeno (80g) grelhado
Lanche da tarde
– 1 copo (200 ml) de chá verde gelado, batido com 1 fatia de abacaxi, 3 folhas de hortelã e 2 talos de salsão

Jantar
– 1 prato fundo (sopa) de agrião, abóbora, orégano fresco e 1 colher (sopa) de chia- 1 salmão pequeno (100g) grelhado

Ceia
– 1 xícara (chá) de erva doce.

Nutrólogo Dr Alexander Gomes De Azevedo