Gelado de Abacaxi

Capacidade da Xícara: 200 ml

Capacidade e tipo do recipiente: refratário fundo (1.900 ml)

Rendimento: 10 porções

 

Ingredientes:

Doce de abacaxi

1 abacaxi médio cortado em cubos

1 xícara (chá) de açúcar granulado  (190 g)

Creme

2 xicaras (chá) de leite (400 ml)

½ xícara (chá) de açúcar refinado  (80 g)

3 gemas (60 g)

2 colheres (sopa) de amido de milho (16 g)

1 lata de creme de leite (300 g)

 

Merengue

3 claras (cerca de 120 g)

1 e ½ xícara (chá) de açúcar granulado  (285 g)

½ xícara (chá) de água (100 ml)

Raspas de limão (1 unidade)

 

Modo de Fazer:

 

Doce de abacaxi

Em uma panela média, coloque o abacaxi e o açúcar granulado , e leve ao fogo médio para cozinhar e ficar com pouca calda. Reserve.

 

Creme

Em uma panela, junte o leite e o açúcar refinado, e leve a fogo médio até ferver. Em uma tigela, misture as gemas com o amido e acrescente aos poucos, metade do leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Mexa bem. Coloque a mistura de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo até engrossar. Retire do fogo e coloque o creme de leite. Transfira o creme para um recipiente raso e cubra com filme plástico, colocando-o em contato com o creme para que não se forme uma película. Reserve.

 

Merengue

Bata na batedeira as claras até o ponto de neve. Reserve. Em uma panela, coloque o açúcar granulado e a água, e leve ao fogo mexendo até dissolver totalmente. Depois, sem mexer, cozinhe até obter uma calda em ponto de bala mole (115ºC). Com a batedeira ligada, despeje a calda em fio e continue batendo até esfriar totalmente. Reserve.

 

Montagem

Preaqueça o forno a 200ºC. Em um recipiente refratário, coloque o doce de abacaxi e cubra com o creme. Distribua sobre o creme o merengue, espalhando por toda a superfície e, com o auxílio de um garfo, puxe picos para decorar a superfície. Leve ao forno por aproximadamente 5 minutos ou até dourar levemente. Retire do forno e reserve até esfriar. Leve à geladeira por 4 horas e sirva em seguida.

 

Dicas:

Para evitar que o creme fique com gosto de ovo, passe as gemas pela peneira antes de usar.

Se você tiver maçarico culinário, pode usá-lo em vez de colocar o creme no forno.

Fonte: Alice Glitz/União/Divulgação