O Poke é um delicioso prato típico da culinária havaiana, que vem ganhando cada vez mais fãs no Brasil. O prato é uma combinação leve e saborosa que leva em seu preparo: pescados, arroz ou folhas, molho oriental e acompanhamentos como frutas e algas.

Para quem deseja experimentar essa delícia, a chef, Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental Coqueiro, desenvolveu uma receita especial.  O Poke de Atum leva shimeji e molho tarê e é muito prático e nutritivo. Confira a seguir a receita e aposte nessa combinação!

Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo: 15 minutos

 

Ingredientes:

 Arroz

2 xícaras (chá) de Arroz Tipo Japonês Momiji

3 xícaras (chá) de água

 

Montagem

Meia xícara (chá) de cenoura cortada em tiras finas

1 xícara (chá) de shimeji refogado

Meia xícara (chá) de manga cortada em cubos pequenos

Meia xícara (chá) de abacate cortado em fatias finas

1 lata de Atum em Pedaços em óleo COQUEIRO escorrido

Cebolinha picada a gosto

Gergelim preto a gosto

Gergelim branco a gosto

Para servir:

Molho tarê

Modo de preparo:

 

Arroz

Lave bem o Arroz Tipo Japonês Momiji, esfregando-o com as mãos até a água ficar transparente. Deixe escorrer em uma peneira por 20 minutos. Em uma panela, coloque o Arroz Japonês Momijii e a água. Tampe a panela e leve ao fogo alto até ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 15 a 20 minutos. Aumente o fogo e deixe cozinhar por mais 20 segundos. Desligue o fogo e reserve por 10 minutos. Sirva em seguida.

Montagem

Distribua o Arroz Tipo Japonês Momiji em 4 tigelas, apertando bem o arroz. Por cima do arroz, coloque a cenoura, o shimeji, a manga, o abacate, e o Atum Pedaços em óleo COQUEIRO. Cubra com cebolinha e os gergelins a gosto.  Sirva com molho tarê.

Dica:

Experimente adicionar wasabi e gengibre em conserva na hora de servir.

Para obter 1 xícara (chá) de shimeji refogado, utilize 200g de shimeji fresco.

 

Créditos: Ana Costa/Divulgação