ESPADA-DE-SÃO-JORGE E SEUS COD NOMES:

Os científicos – Sansevieria trifasciata (borda amarela) ou Sansevieria zeylanica (verde rajada), Sansevieria cylindrica (a cillíndrica). Os religiosos – espada-de-são-jorge, espada-de-santa-bárbara, espada-de-ogum (verde) ou espada-de-oxóssi (com bordas amarelas). Os engraçadinhos – língua-de-sogra, rabo-de-lagarto.

E quem disse que espada-de-são-jorge é a esquecida das plantas?

A planta com diversos nomes, mostra como é popular, comum entre nos. Tanto que para muitos e até eu achava que era brasileira. Mas não, como disse o site decoração.com, a querida espada-de-são-jorge é de origem africana!

Carregadas no bojo dos navios negreiros, teve uma ótima aceitação nas terras do Brasil e se espalhou tanto, que hoje o mundo todo já viu e conhece.

espada-de-são-jorge em cesto

O nosso tempo anda muito apressado, e hoje plantas dentro de casa é quase um “luxo”, e pouca gente quer/pode ter mais trabalho. O espaço e o sol é o principal para elas sobrevirem, a espada-de-são-jorge é, como minha bisavó diria, uma “tomba-homem”, forte, aguenta tudo. É essencial para para quem quer brincar de jardineirxs e para ser a primeira planta a fazer parte da família. Aguenta muito sol ou pouco sol, tanto faz. E requer pouca água.

espada-de-são-jorge em vaso modernista

Essas meninas andam ganhando fama e gosto pela melhores casas do ramo (veja #snakeplant).

espada-de-são-jorge na sala

A planta é de muitos usos também. As folhas usadas para produzir fibras para cordas e cestos, a seiva usada como antisséptico, e removem toxinas como formaldeído e xileno da atmosfera.

 

espada-de-são-jorge em suporte

Ainda não se convenceu de comprar uma? Vamos-lá:

espadas-de-são-jorge são ótimas para serem usadas em quartos, pois removem dióxido de carbono e produzem oxigênio à noite, melhorando o seu sono.

espada-de-são-jorge em sacolas coloridas

E você precisa saber, a NASA usou as sansecérias em seus ônibus espaciais para melhorar o ar circulante. Isso mesmo, Ônibus espaciais, aqueles espaços confinados e ultra-modernos.

espada-de-são-jorge no quarto

Ela merece o nosso respeito, por suas resistências, beleza, e por dar uma noite melhor para nos.

espada-de-são-jorge em suportes de madeira

Sansevierias são tóxicas? Sim, elas contém saponinas, para seres humanos o nível de toxicidade é baixo para quem come, os sintomas são de pouca duração, como dor na boca, salivação e algumas náuseas. Em casos bem raros, podem produzir uma reação na pele. Agora para nossos filhos domésticos – cães e gatos, pode causar salivação excessiva, dor, náuseas, vômitos e diarréia. Mas não chega ser letal.

espada-de-são-jorge em cesto

Mas como cuidar de Sansevieria dentro de casa?

Luz: pelo menos algum sol direto por diversas horas no dia é melhor, porém é ok com pouca luz desde que não escuridão total.
Rega: como cactos, de 1 a 3 vezes por semana.
Solo: arenoso é preferível, mas ok com solo fértil.

espada-de-são-jorge no instagram

E aí, animou a adotar uma? A gente aqui já quer várias!

? Imagens: grafittiaquarelaluvinhascestocoloridos. Todas as outras são via Pinterest.

Fonte: Decoracao.com
Escrito por: Vivianne Pontes