Após o susto de encontrar pedaços de sangue na menstruação, algumas mulheres ficam intrigadas: será que pode ser algum problema de saúde? Mas, segundo especialistas em ginecologia os coágulos nem sempre indicam complicações, pois são absolutamente normais.

Os pedaços de sangue encontrados na menstruação fazem parte do endométrio, que se movimenta naturalmente na região uterina e pode ser encontrado no fluxo. Todas as mulheres passam por esse processo, uma vez que o coágulo (pedaço) irá depender bastante da quantidade do fluxo. A ação hormonal também irá interferir na quantidade de tecido endometrial, e isso vai variar muito de mulher para mulher e de cada período.

Algumas mulheres irão apresentar os pedaços em todos os ciclos, o que é normal. Enquanto outras irão notar somente em determinados ciclos e não se repetir em outras menstruações.

Pele branca na menstruação, o que é?

Além dos coágulos, é possível encontrar peles esbranquiçadas na menstruação. O portal que aborda sobre saúde feminina e os processos da gravidez, Trocando Fraldas, explica que os pedaços esbranquiçados podem surgir por conta do acúmulo de sangue formado por mais células brancas do que vermelhas. A pele branca é também considera um tipo de membrana desenvolvida pelo acúmulo de endométrio. Portanto, não precisa se preocupar, embora não seja comum, o fenômeno pode sim ocorrer uma ou duas vezes durante a vida fértil da mulher.

O que pode alterar o fluxo menstrual da mulher?

Miomas: os miomas podem tornar o fluxo menstrual mais intenso, pois gera acúmulo de endométrio no útero por conta da dificuldade de contração. Quando ocorre a menstruação nesses casos, o fluxo costuma ser bastante intenso. Os miomas surgem normalmente após os 40 anos, ao notar esses sinais procure auxílio do ginecologista.

Pílula anticoncepcional: a pílula possui um turbilhão de

hormônios que influenciam em diversas áreas do organismo feminino, principalmente na região sanguínea. Ao consumir a pílula a tendência é que as paredes do endométrio se tornem mais finas, diminuindo o fluxo e as chances de formarem pedaços de sangue.

Menopausa: o período varia muito para cada mulher, mas podem ocorrer alguns sinais a partir dos 40 anos. A menopausa é uma fase de grandes alterações no organismo feminino, além de aumentar o fluxo da menstruação, ciclos irregulares são bastante comuns nessa época. É de suma importância ao perceber alterações na menstruação após os 40 anos informar o médico ginecologista. A menopausa requer tratamento sério.