Cabelos: Inverno e os problemas no couro cabeludo e nos fios

Especialista em técnicas 100% naturais ensina a fazer o famoso “Shampoo de Cebola”

Enrolados, lisos, crespos, claros ou escuros. Não importa qual é o seu tipo de cabelo, certamente você já desejou uma cabeleira de arrasar, com efeito de comercial de xampu. E para isso investiu em cremes, acessórios e salões de beleza. Mas é provável que você tenha se esquecido de um “pequeno” detalhe: o couro cabeludo

O quimico capilar Marcos Dal Bello, que utiliza sempre técnicas 100% naturais, explica que as raízes dos cabelos são a base para fios fortes. “O descaso com o couro cabeludo pode causar caspa, descamação, oleosidade em excesso e até prejudicar a nutrição do cabelo”. A boa notícia é que basta um pouquinho de atenção para garantir raízes saudáveis. O profissional começa ensinando dicas fáceis e que geralmente erramos em casa. Confira: 

1) Torcer o cabelo na toalha. Um dos erros mais comuns realizados principalmente com as mulheres.
2) Usar secador muito quente – Facilita na hora de modelar mas acaba com as fibras capilares. O ideal é utiliza-lo com 15cm a 20cm de distancia direta dos fios, evitando assim o desgate dos fios.
3) Viver com o cabelo preso. Este procedimento pode não só quebrar os fios como acentuar queda dos mesmos, ao invés de elásticos, usar faixa ou elásticos forrados.
4) Dormir com o cabelo molhado. Além de prejudicar aceleradamente o couro cabeludo, causando uma proliferação de bactérias. Evita-se dormir com o cabelo molhado.
5) Esfregar os cabelos nas toalhas – Errado esfregar os cabelos na toalha, em vez de esfregar , de uns tapinhas na toalha e pressione os cabelos sobre a toalha.
6) Excesso de produtos quimicos – escovas e tratamentos com produtos quimicos danificam couro cabeludo e os fios, rompendo a estrutura do fio, deixando-o poroso e frágil.

Uma das receitas mais utilizadas por Dal Bello é o shampoo de cebola, para limpar o couro cabeludo e deixa-lo com ar refrescante e saudável.

Shampoo de Cebola: Receita para lavar os cabelos e não usar produtos quimicos. 

Ao ver o nome “shampoo de cebola“, talvez a primeira questão que surge na cabeça do leitor é: será que isso funciona mesmo? Então, vamos ao esclarecimento: de acordo com as pessoas que já testaram o shampoo natural caseiro, a dica realmente funciona para problemas como queda de cabelo e presença de caspas e oleosidades. Além disso, a receita também funciona para deixar o cabelo mais limpo e com mais brilho.

Sabe por que o shampoo de cebola funciona? Porque a cebola é um ingrediente que contém propriedades que fazem bem ao cabelo, como é o caso do enxofre, dos minerais, do magnésio, do potássio, do cálcio e dos nutrientes e vitaminas. Além disso, a cebola é um ingrediente que também possui propriedades medicinais, como antiqueda, anti-caspa, anti-fungal, antibacteriano, alivia a irritação do couro cabeludo e é um anti-resíduo natural.

Receita: 

*300 ml do shampoo de sua preferência (preferencia para sem sal, PH neutro)
* 1 cebola inteira

Modo de Fazer

1) Coloque o shampoo dentro de um pote (para poder misturar);
2) Pique a cebola inteira em peçados pequenos (ou coloque no liquidificador);
3) Misture os dois ingredientes;
4) Deixe a mistura descansar por, pelo menos, 10 dias para utilizar o shampoo.