Mesmo em meio à turbulência econômica e política que atualmente vige no Brasil, o segmento fitness é um dos que mais crescem no país. Prova disso, foi a aposta dos jovens empresários Bernardo Cavalcanti e Ronaldo Ferreira, sócios proprietários do BRW Sports Group, empresa que representa oficialmente marcas internacionais como Ziva, Rephouse, Arena, Revvll, Stroops e Fusion Sports.

Em 2006 a dupla de Curitiba, capital paranaense, fundou uma pequena empresa de importação e vendas de produtos para a prática de exercícios físicos. Estes insumos proporcionavam uma grande margem de lucro, já que vinham de um único fornecedor chinês. Passado algum tempo, os empreendedores fecharam um acordo para trazer ao Brasil, como importadores oficiais, uma das principais marcar desse segmento, a Ziva.

A partir de 2010, passaram a investir em feiras do segmento fitness como a IHRSA Fitness Brasil, com o intuito de gerar visibilidade aos seus produtos e tornar conhecida a marca. Além disso, criaram, em conjunto com o fundador da Ziva, uma linha de varejo que, posteriormente, foi replicada para o mundo todo (esta linha foi assinada pelo maior nadador da história do Brasil, César Cielo). Logo após, buscaram conquistar espaço em grandes academias como a Smart Fit, Fórmula, Bodytech e Unique.

A maior vitória da dupla foi o fornecimento de produtos e equipamentos esportivos para o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). O sucesso foi tão grande que os empreendedores resolveram formar, no mesmo ano, o BRW Sports Group, empresa voltada à distribuição de soluções em produtos esportivos, fitness e bem-estar. Além disso, o grupo enveredou-se em criar uma metodologia de treinamento funcional, o Flow Training System.

De acordo com Ronaldo Ferreira, CEO da empresa, mesmo com a recessão, o setor de academias continua aquecido, e a tendência é melhorar devido ao crescente número de pessoas preocupadas com a saúde e o bem-estar. “Hoje, o mercado já se encontra muito mais maduro e com mais percepção do que realmente apresenta valor ou não. As pessoas têm, cada vez mais, buscado qualidade aliada ao preço justo”, revela.

Atualmente, o faturamento do BRW Sports Group está na casa dos R$ 20 milhões por ano, e as perspectivas, para o final de 2017, são ainda mais otimistas. Em 2018, a promessa é que a empresa agregue mais produtos estrangeiros ao seu portfólio.  “Estamos em negociação com algumas marcas de renome internacional e que ainda não aterrissaram no mercado brasileiro”, afirmou o CEO.

Dados do setor fitness no Brasil

Números da Associação Brasileira da Indústria do Esporte indicam que o Brasil conta com mais de sete mil lojas especializadas no setor esportivo, além de outras 14 mil, que vendem algum produto ligado ao segmento.

O faturamento anual do varejo neste segmento é de R$ 4,73 bilhões. O crescimento da modalidade fitness no país fez com que o Brasil se tornasse o 2º maior mercado de academias em número de estabelecimentos do mundo, com quase 32 mil unidades (atrás apenas dos Estados Unidos), o 4º em número de alunos (8 milhões) e o 10º em faturamento (2,4 bilhões de dólares), segundo dados da IHRSA, International Health, Racquet & Sportsclub Association.

BRW Sports Group – O BRW Sports Group é o representante oficial no Brasil das marcas internacionais Ziva, Rephouse, Arena, Revvll, Stroops, Fusion Sports, além de criador da metodologia de treinamento funcional Flow Training. Dirigido pelos sócios Bernardo Grein Cavalcanti e Ronaldo Ferreira, o BRW Sports Group tem como missão transformar-se no maior provedor de soluções em produtos esportivos, fitness e bem-estar do mercado brasileiro.