Quem gosta de cuidar dos cabelos em casa está sempre em busca de novos ingredientes que possam potencializar os efeitos das máscaras industrializadas.

Se você está pesquisando uma receitinha caseira para dar um jeito nos cabelos ressecados, a dica é passar antes na cozinha e pegar um pouco de mel para acrescentar na sua máscara de hidratação.

O mel é um ingrediente rico em vitaminas C e do complexo B, além de conter minerais como ferro, magnésio, potássio, zinco e cálcio.

Nos cabelos, ele atua como um agente de hidratação e doador de brilho, tirando aquele aspecto poroso dos fios ressecados. Dessa forma, ele é muito bom para quem teve as madeixas danificadas pelo excesso de química, secador ou chapinha.

Porém, o mel pode ser bem difícil de ser aplicado diretamente nos cabelos. Assim, uma forma de utilizá-lo é adicionando esse ingrediente às máscaras industrializadas para aumentar o seu poder, dando um efeito ainda melhor nos cabelos. De preferência, utilize mel orgânico, encontrado em casas de produtos naturais.

Acompanhe o passo a passo da youtuber Michelle Almendra:

1. Em um recipiente, coloque 3 colheres de sopa de sua máscara de hidratação de preferência

Foto: YouTube / Michelle Almendra

2. Em seguida, adicione 2 colheres de sopa de mel e misture bem

Foto: YouTube / Michelle Almendra

3. Com os cabelos lavados apenas com shampoo, aplique a máscara mecha por mecha, sempre enluvando bem

Foto: YouTube / Michelle Almendra

4. Deixe a máscara agir por uma hora, enxágua e aplique o condicionador para selar as cutículas

Foto: YouTube / Michelle Almendra

Para assistir ao vídeo com as explicações da youtuber Michelle Almendra, basta dar play logo abaixo. A youtuber dá o passo a passo do procedimento e relata os efeitos que ela observou em seu cabelo depois do uso da máscara caseira:

Essa é uma receita simples e fácil de fazer, por isso é ideal para quando não temos muito tempo para dedicar aos cuidados com o cabelo. Você pode repetir o procedimento uma vez a cada 15 dias.

Outros usos do mel no cabelo

Foto: iStock

Além de ser um ingrediente de hidratação e umectação dos fios, o mel apresenta outras propriedades benéficas para o cabelo.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo European Journal of Medical Research em 2001, o mel pode apresentar efeitos preventivos e terapêuticos na dermatite seborreica e na caspa.

No estudo, os pacientes utilizaram uma solução de mel diluído em água morna nas lesões, esfregando-as por 2 a 3 minutos e enxaguando 3 horas depois, dia sim, dia não. Esse tratamento foi seguido por quatro semanas e depois passou a ser feito uma vez por semana durante seis meses.

Na primeira semana, os pacientes sentiram alívio da coceira provocada pela dermatite e pela caspa. As lesões cutâneas haviam sido totalmente curadas na segunda semana, e os pacientes ainda relataram uma diminuição na queda de cabelo.

Felizmente, nenhum dos pacientes que seguiu o tratamento por seis meses voltou a apresentar esses sintomas. Porém, os pacientes que não seguiram aplicando o mel no couro cabeludo voltaram a apresentar coceira, lesões e queda de cabelo em 2 a 4 meses.

A conclusão dos pesquisadores foi de que o mel realmente é um ingrediente benéfico para os cabelos, capaz de aliviar sintomas desagradáveis como os da caspa e da dermatite seborreica. Vale a pena usar.